Tendo como idealizadores e fundadores os GCM’s Hudson Bonfim, Alberto da Costa Neto e Douglas Parizotto o Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande foi fundado em 14 de fevereiro de 2013 e nasceu com a missão institucional de fazer as lides sindicais na construção de direitos sociais em favor dos Guardas Municipais, mas também para prestar assistência na atuação do Guarda Municipal na consecução da segurança pública da Capital do Estado de Mato Grosso do Sul, assim como para fortalecer os fundamentos institucionais da própria Guarda Municipal, no âmbito não só do Município, mas também do País.

O reflexo da missão institucional do SINDGM/CG se vê, por exemplo, na edição da LC 358/2019, que embora seja um Plano de Carreira possível, possibilita hoje, com fundamento na LC 443/22, que até 65,0% (sessenta e cinco por cento) do efetivo possa alcançar patamar salarial de nível superior do de servidores do Município, com acesso destravado a toda a categoria, deixando a vetusta Lei 4520/07, que albergava apenas 5.0% (cinco por cento) da categoria em nível superior e de forma travada, o que aniquilava perspectiva de crescimento em formação, titulação e vencimentos. Todavia, a implantação do Plano de Carreira é uma luta constante!

Já no plano da assistência ao associado, não há ocasião em que Guardas sindicalizados não tenham ampla assessoria jurídica quando se fala da sua atuação profissional, com defesas administrativas, em inquéritos policiais, ações penais, entre outras, além da qualificação de ações voltadas a defesa individual de direitos e interesses de cada Guarda sindicalizado, a despeito da hora, do dia da semana ou do mês do ano.

Quanto a defesa do fortalecimento institucional é verificada desde a fundação do SINDGM/CG veja por exemplo a edição da Emenda à Lei Orgânica Municipal de nº 31, de 21/05/2013, que ampliou as atribuições da guarda municipal de forma vanguardista, antes mesmo da edição nacional do Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei nº 13.022/14), e previu também a imposição do uso do armamento letal, que já tinha previsão no Estatuto do Desarmamento. Havendo ainda que consignar que juntamente com esta medida são as incursões que o SINDGM/CG realiza no âmbito do Congresso Nacional e nas ações perante o Supremo Tribunal Federal juntamente com a ANAEGM (Associação Nacional de Altos Estudos da Guarda Municipal), com o CNGM (Conselho Nacional das Guardas Municipais) e com a AGM-Brasil (Associação Nacional dos Guardas Municipais do Brasil).

Por este amplo leque de atuações, o SINDGM/CG se coloca como entidade respeitada em âmbito nacional e local, não deixando desamparado nenhum dos seus sindicalizados, tornando cada vez mais forte o lema bradado sempre que a Guarda Municipal e principalmente o Guarda Municipal é convocado a luta: FORÇA E HONRA!!!